Newsletter IFAP n.º 71 - fevereiro 2018

 
 
 
 

NEWSLETTER

28.02.2018 | número 71

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PEDIDO ÚNICO 2018 - Já apresentou a sua candidatura?

           

 

O período de candidaturas ao Pedido Único 2018 decorrerá até ao dia 30 de abril.

A candidatura ao PU 2018 poderá ser efetuada diretamente pelo Beneficiário na Área Reservada do Portal do IFAP, em O Meu Processo, ou através das Entidades reconhecidas, numa das Salas de Atendimento existentes para o efeito.

Destacamos a importância de efetuar a sua candidatura atempadamente, evitando, assim, os congestionamentos de final de prazo e eventuais penalizações por entrega tardia.

Para informação detalhada relativamente ao PU, incluindo prazo de entrega de outros formulários associados, consulte a página Pedido Único 2018.

Apresente a sua Candidatura ao Pedido Único!

 

ATUALIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO PRÉVIA AO PU 2018 PELO BENEFICIÁRIO

As candidaturas às ajudas incluídas no PU 2018 são submetidas a um conjunto alargado de verificações automáticas para que sejam consideradas válidas e aceites, motivando, em muitas situações, um atraso significativo na entrega das mesmas e obrigando à atualização prévia de diversa informação.

Essas validações têm por base a informação armazenada no Sistema de Informação (SI) do IFAP, nomeadamente as referentes aos dados pessoais e comerciais dos Beneficiários – IB (Identificação do Beneficiário), bem como as referentes à caracterização da Exploração Agrícola, incluindo-se as Parcelas e respetivas Ocupações de Solo, armazenadas no SIP (Sistema de Identificação Parcelar).

Assim, para agilizar o processo da Candidatura ao PU 2018 sugerimos que verifique essa informação antes de iniciar a formalização da sua candidatura.

§

No que respeita ao IB, propõe-se que:

  • Verifique a validade do seu documento de identificação e atualize o IB no caso de ter havido alguma alteração
  • Mudou de conta bancária? Atualize a titularidade do seu Número de Identificação Bancária (NIB)
  • É pessoa coletiva enquanto beneficiário? Forneça / atualize os dados dos representantes que obrigam a sua entidade

Não se esqueça que poderá efetuar estas verificações no conforto de sua casa, em tempo real (online), caso se encontre registado no Portal do IFAP.

Se assim for, na Área Reservada do Portal do IFAP, aceda a O Meu Processo » Identificação do Beneficiário » Alterar/Consultar para atualizar e validar os seus dados.

Se ainda não estiver registado, poderá fazê-lo acedendo ao menu Registo no Portal na página inicial do Portal do IFAP e introduzir os dados indicados (NIFAP e NIF).

§

No tocante ao SIP, interessando a informação da sua exploração, importa garantir, em particular, que as parcelas por si exploradas estão dadas como ativas, ou seja, que as parcelas de referência apresentam condições para a submissão do PU 2018, nomeadamente:

  • Todas as ocupações do solo (subparcelas) encontram-se revistas
  • Tenha sido executada a Parcela de Referência
  • Caso exista alguma ocupação de solo de Pastagem Permanente em sob coberto, o Grau de Cobertura tem que estar preenchido
  • As parcelas não podem ter uma das seguintes Formas de Exploração: 'Baldio', 'Litígio', 'Titularidade a Comprovar', 'Comprovada PU 2010' ou 'Limites por esclarecer'

Para tanto, na Área Reservada do Portal do IFAP, em O Meu Processo» Superfícies, poderá aceder a:

1.    Documento de Identificação das Parcelas (iE)

2.    Documentos ortofotográficos das parcelas (P3)

3.    Visualizador iSIP, permitindo-lhe, fazendo uso das novas funcionalidades do SIP, verificar a correta delimitação e classificação das suas parcelas e respetivas ocupações do solo, bem como confirmar o indicador de estado de Parcela Ativa - PA, observando os passos seguintes:

1.    Selecionar na barra de ferramentas a opção "Exploração"

     

2.    No Assistente da Exploração listam-se as parcelas identificadas no SIP

  

3.    Sugere-se a deslocação a uma Sala de Atendimento do Parcelário previamente à apresentação do PU 2018, para proceder às atualizações necessárias, caso sejam identificadas as seguintes situações através do Assistente da Exploração:

1.    No indicador 'PA', caso esteja associado outro estado que não "A" (ativa)

2.    No indicador 'Forma Ex.' (Forma de Exploração), caso não se encontre preenchido ou se identifique um dos estados mencionados acima

4.    A fim de facilitar a obtenção da informação do Assistente da Exploração, poderá utilizar a opção "Exportar para Excel" para obter a informação deste assistente numa folha de cálculo

                         

Para esclarecimentos adicionais poderá contactar uma das Salas de Atendimento existentes para o efeito, ou o IFAP, através do endereço de correio eletrónico ifap@ifap.pt.

Cultivamos o desenvolvimento, apoiamos o Futuro!

 

 

CONTRATOS DE TRANSFORMAÇÃO DE TOMATE

 

O IFAP disponibilizou informação estatística relativa ao setor do tomate para transformação, designadamente dados de contratação referentes aos produtores e às indústrias transformadoras, tendo por base os pagamentos efetuados até 31.12.2017.

Esta informação pode ser consultada no menu Estatísticas do Portal do IFAP.

QUESTIONÁRIO DE SATISFAÇÃO AOS SERVIÇOS PRESTADOS PELO CONTACT CENTER

 

O IFAP disponibilizou, recentemente, um Questionário de Satisfação aos serviços prestados pelo Contact Center - através dos canais telefónico e eletrónico - com o objetivo de avaliar o grau de satisfação no atendimento realizado durante o ano de 2017, tendo sido rececionados um total de 7 518 inquéritos.

Com vista a melhorar a qualidade do serviço prestado, os resultados obtidos serão objeto de uma análise exaustiva com, eventuais, medidas corretivas nas áreas objeto de avaliações menos positivam.

Agradecemos a todos a participação na resposta ao Questionário de Satisfação, tendo sempre presente que a melhoria contínua dos serviços prestados e a satisfação dos beneficiários é um compromisso assumido pelo IFAP.

Obrigado pelo seu contributo!

 

PAGAMENTOS  FEVEREIRO 2018

No dia 28 de fevereiro de 2018, o IFAP procedeu a pagamentos num montante total de cerca de 57,0 milhões de euros*, destacando-se os seguintes pagamentos:

FEAGA

  • Regime de Pagamento Base – 2,5 milhões de euros
  • Pagamento por Práticas Agrícolas Benéficas (Greening) 2,1 milhões de euros
  • Novo Regime da Vinha – 2,7 milhões de euros
  • POSEI Madeira - Medida 2 – 6,9 milhões de euros

FEADER

  • PDR 2020
    • Investimento – 16,7 milhões de euros
    • Medidas Agro- Ambientais – 9,5 milhões de euros
  • PRORURAL +
    • Investimento – 2,8 milhões de euros
  • PRODERAM 2020
    • Investimento – 1,1 milhões de euros

FEAMP

  • MAR2020 – 7,1 milhões de euros

*Valores provisórios

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