FEBRE AFTOSA ( Foot-and-mouth-disease (FMD) in Botswana )

Informa-se que foi notificado pelas autoridades veterinárias do Botswana à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) um foco de Febre Aftosa em Bovinos, na Região de Ngamiland. De acordo com a notificação, 5 bovinos num efetivo de 343, apresentaram sintomatologia compatível com esta doença. A FA foi confirmada no dia 21.09.2017 e foram aplicadas as seguintes medidas: controlo da movimentação dentro do pais, implementação de zona de restrição, vigilância na zona de proteção, vacinação, desinfeções e inspeções ante e post mortem.
De acordo com a informação veiculada no fax da Comissão Europeia datado de 29.09.2017 o foco ocorreu numa região que dista cerca de 150 km das zonas do Botswana autorizadas a exportar carne desossada e maturada para a EU em conformidade com o Reg. (EU) n.º 206/2010 e as autoridades do Botswana suspenderam a exportação de produtos derivados de carne (com tratamento) ao abrigo da Decisão 2007/777/CE a partir da zona afetada.
Importa relembrar a todos os intervenientes do plano de contingência da FA sobre a correta aplicação das medidas de biossegurança nas explorações de ruminantes e de suínos, bem como para o reforço da vigilância passiva.
Qualquer suspeita de ocorrência de FA deve ser de imediato notificada aos Serviços Veterinários das Regiões.
Mapa da localização do foco de FA no Botswana
Fonte: Wahis 2017 (OIE)
Comentários
Enviar um comentário